FEDERAÇÃO CATARINENSE DE CARGAS É SOLIDÁRIA MANIFESTAÇÕES CONTRA PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

A FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA – FETRANCESC, emitiu hoje uma nova oficial em que repudia a política de constantes reajustes de preços praticada pela Petrobrás e declara solidariedade às manifestações que estão ocorrendo em todo o país.

Nota oficial

Enquanto entidade representativa das empresas do Transporte Rodoviário de Cargas de Santa Catarina, a Fetrancesc é contrária aos constantes reajustes da Petrobras nos preços de combustíveis. Desde a implantação da política de preços da estatal, em junho de 2017, houve aumentos extremamente prejudiciais ao setor dos transportes, aquele que movimenta a economia do Brasil.

Além de dificultar toda a cadeia produtiva do País, os reajustes inviabilizam financeiramente o cotidiano das empresas e novos investimentos que poderiam aprimorar o setor. Eles são um exagero, diante de uma taxa de inflação abaixo da média e da excessiva carga tributária do Brasil que incide no transporte.

Para demonstrar o impacto na atividade do transporte, a Fetrancesc é solidária a todo e qualquer tipo de manifestação na sua íntegra, desde que pacífica. Respeitamos a cláusula constitucional que concede a todo cidadão o direito de ir e vir e orientamos que não haja bloqueio de rodovias. A nossa proposta é que os caminhões sequer saiam dos pátios das empresas para preservarmos a integridade do nosso principal patrimônio: o colaborador.

Por fim, a Fetrancesc espera que a União faça uma revisão completa na tributação federal sobre o preço dos combustíveis e que reveja a política adotada pela Petrobras. Nosso anseio é que não só os proprietários de carros particulares deixem de ser prejudicados, como também as empresas que realizam o transporte de cargas e movimentam a economia do País.

Ari Rabaiolli
Dagnor Schneider