Fetrancesc se reúne com Governador de SC e o deputado Antídio Lunelli para tratar sobre a infraestrutura rodoviária do Estado

Na tarde desta segunda-feira, 30 de outubro, o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, esteve reunido com o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o deputado Antidio Lunelli (MDB) para tratar sobre os investimentos na infraestrutura rodoviária do Estado.

Na ocasião, Schneider entregou um ofício ao governador com as demandas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). No documento, uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) comparando a malha viária de Santa Catarina com a do Paraná.

Os dados revelam que o Estado vizinho tem 15,9% das suas rodovias pavimentadas, enquanto Santa Catarina tem apenas 6,6%. No ranking nacional das melhores estradas, o Paraná está na 9ª posição, enquanto Santa Catarina aparece somente na 16ª.

“Estamos à beira de um colapso estrutural. Precisamos recuperar a malha rodoviária de Santa Catarina e mudar essa realidade. As consequências são relevantes e causam estrangulamento no crescimento econômico”, alertou Schneider.

Para Lunelli, que preside a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a comparação evidencia o quanto SC está atrasada. “Somos um dos Estados que mais contribui com a União e um dos que menos recebe investimentos para infraestrutura.”

Entre as obras prioritárias apresentados pela Fetrancesc, destacam-se o trecho entre Porto Belo e Penha, na BR-101, e a ligação de Joinville ao Contorno Viário de Florianópolis, sendo que para essa já existe um projeto em desenvolvimento pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

Schneider ainda aproveitou a oportunidade para reconhecer o esforço do Governo Estadual ao lançar o Programa Estrada Boa. “Ficamos extremamente felizes. Este marco representa um alento para todos os cidadãos, contudo precisa ser repetido de forma sistemática.”

Em resposta, Jorginho afirmou que a infraestrutura é uma das bandeiras do seu governo e se comprometeu em buscar apoio em âmbito federal para as obras estratégicas da malha viária catarinense. “Estamos trabalhando firmemente para dar suporte aos catarinenses e melhorar as estradas é nossa prioridade”, garantiu.

Também esteve presente o diretor-executivo da Fetrancesc, Renato Macedo.